Utilizada para içar e movimentar diversos tipos de materiais, esse maquinário utiliza trilhos, que apoiados em vigas de rolamento possibilitam que grandes pesos sejam movimentados.

 

São encontradas em diversos ambientes, como, por exemplo:

 

  • indústrias
  • armazéns
  • portos
  • canteiro de obras
  • pátios de materiais

 

A utilização desses equipamentos diminui o esforço humano no manuseio dos materiais e proporciona agilidade e segurança nos processos que envolvem carregamento e descarregamento de grandes cargas.

 

Neste post apresentamos o que é uma ponte rolante e quais são os componentes que fazem parte desse importante equipamento da área logística e industrial.

O que é uma ponte rolante?

Ponte rolante é um equipamento utilizado para içar e movimentar produtos que possuem grandes volumes ou que sejam muito pesados.

 

São utilizadas com muita frequência para carregar e descarregar navios, onde contêineres são movimentados com facilidade, segurança e rapidez.

 

Também são utilizadas junto aos tetos de indústrias e armazéns que necessitam movimentar grandes estruturas para atender as necessidades logísticas de uma operação.

 

O ganho de tempo, a segurança proporcionada aos trabalhadores e a facilidade no manuseio e transporte desses materiais fazem com que a ponte rolante seja um equipamento indispensável em diversas áreas de atuação.

Quais são os componentes de uma ponte rolante?

Sabendo o que é uma ponte rolante, vamos conhecer os componentes de sua estrutura, constituída basicamente de três itens:

 

A viga é a primeira, sendo a parte principal do equipamento, podendo ser única ou dupla, dependendo da operação. É sobre ou sob ela que o carro será deslocado, permitindo a movimentação dos materiais.

 

O segundo item é o carro, que se movimenta pela viga e através do seu mecanismo dá a sustentação a talha, permitindo o deslocamento transversal ou vertical da carga.

 

Por último, existe a talha, que é montada no carro e responsável pelo movimento de elevação da carga. Normalmente são utilizados cabos de aço para o levantamento dos materiais e possui um motor elétrico para o sistema de freios.

Como é feito o controle de movimento?

Conhecendo o que é uma ponte rolante e seus componentes, resta compreender como é feito o controle de movimentos que precisam ser precisos, seguros e, ao mesmo tempo, ágeis.

 

Para controlar essa movimentação existem sensores de cargas que medem o peso das mercadorias a serem movimentadas, controlando os limites máximos e evitando acidentes em função dos excessos.

 

A movimentação pode ser realizada utilizando:

Controle remoto

O controle remoto de uma ponte rolante funciona via receptor de rádio frequência, conectado eletricamente ao painel e oferece a possibilidade do operador se posicionar com segurança e de forma a facilitar a visualização da carga.

 

Além disso, possui ainda um transmissor portátil, carregador e baterias.

Botoeira pendente

A botoeira pendente é outra forma de movimentar a ponte rolante, no entanto, esse dispositivo fica obrigatoriamente próximo ao painel de controle e é ligado através de um cabo, o que torna a operação de manobras menos eficiente.

Cabine

A cabine é uma terceira opção, normalmente utilizada em ambientes hostis, onde os riscos de acidentes são elevados.

 

Esse equipamento é instalado com muita frequência nos portos ou pátios onde existam movimentações de contêineres, protegendo o seu operador, que trabalha a partir desse espaço.

 

Definitivamente a ponte rolante é a maneira mais segura, rápida e eficiente de movimentar cargas e mercadorias de grande volume ou peso.